Dentro do que havia sido programado, foi realizada nesta sexta-feira, no começo da tarde, a caminhada envolvendo pais, alunos e educadores marcando o Dia Mundial do Autista, que se comemora neste sábado, 2 de abril. Duas escolas municipais tomaram a iniciativa de organizar o movimento (Emília Tarantelli e Maria Pia), a partir de uma sugestão de uma mãe que tem um filho autista, Ana Paula dos Santos Leite, resolveram fazer essa manifestação como meio de chamar a atenção sobre essa síndrome e também, compartilhar informações a respeito.
A secretária Leila Haddad Caleiro participou do ato, que começou com uma concentração no cruzamento das ruas Prudente de Morais com Francisco Barbosa, em frente à escola "Tarantelli" e do Centro de Educação Integrada, cujos aprendizes também participaram da caminhada. A secretária de Educação disse ter ficado muito contente com o envolvimento, o engajamento dos pais por uma causa das mais importantes, que é a inclusão, observando que a mãe do menino que estuda no Maria Pia é um exemplo a ser seguido.
Vários educadores também marcaram presença na manifestação, que terminou por volta das 14h30, no mesmo local onde se iniciou.
A Guarda Civil Municipal monitorou de perto a movimentação do trio elétrico e do grupo de participantes, desviando e interrompendo o trânsito onde houve necessidade, especialmente entre as ruas Prudente de Morais, Capitão Anselmo e a Frederico Moura, onde os participantes fizeram um breve ato público sobre o autismo e pediram maior atenção e respeito das escolas para com as pessoas que são diferentes. Conforme depoimento da mãe do aluno com a síndrome vale ser lembrado que antes de encontrar guarida na secretaria de Educação, ela havia batido em portas de pelo menos dez unidades particulares e não teve acolhida para inserir o seu filho, que está sendo atendido no ensino infantil.
Fonte notícia: Prefeitura Municipal de Franca
Fonte imagem: Prefeitura Municipal de Franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário