sábado, 2 de julho de 2011

TRÂNSITO

TRÂNSITO

Aperto na fiscalização triplica número de multas

Autor(a): Daniel Rodrigues Função: Repórter
Foto(s): Dirceu Garcia/Comércio da Franca
Data: 30/06/2011
Rigor - Foto de arquivo mostra radar instalado em via de Franca: fiscalização mais rigorosa resultou em um número maior de motoristas infratores flagrados nas ruas e avenidas da cidade
O maior rigor na fiscalização do trânsito em Franca, com emprego de mais radares, a intensificação das ações da Polícia Militar, somados ao empenho da Guarda Civil Municipal, triplicou o número de multas na cidade. Somente em maio deste ano foram registradas 4.419 autuações, um aumento de 172,44% se comparado ao mesmo período de 2010 (1.622), quando a Guarda não estava atuando na fiscalização.
Num comparativo com as multas aplicadas em maio de 2009, quando a Secretaria de Segurança havia atribuído aos guardas municipais o poder de fiscalizar o trânsito, o crescimento foi de 78%, com 2.485 infrações registradas há dois anos.
De acordo com o secretário municipal de Segurança e Cidadania, Sérgio Buranelli, a explicação para o aumento no número de multas está no aumento da fiscalização do trânsito e o emprego mais efetivo dos radares nas avenidas da cidade. “Os motoristas que não acreditam que a cidade está sendo fiscalizada são os responsáveis pelo aumento deste índice. Aumentamos a fiscalização com mais equipamentos, com mais radares, e o apoio da Guarda Municipal autuando. Infelizmente nossos motoristas ainda continuam desrespeitando as leis do trânsito, principalmente com excesso de velocidade” disse Buranelli. “Ampliamos também neste período os locais de fiscalização, o que tem gerado mais autuações de infratores”, completou.
Os dados referentes às multas são da Secretária de Segurança e Cidadania e revelam que, ao contrário do que se pensa, os radares não são os principais inimigos dos motoristas infratores. Em maio deste ano, os quatro equipamentos adquiridos pela prefeitura e disponibilizados para a fiscalização multaram 1.266 veículos, ficando em terceiro lugar no ranking de multas aplicadas em Franca. Em primeiro lugar, aparecem os soldados da Polícia Militar, com 1.662 autuações lavradas. Na sequência aparece a Guarda Municipal, com 1.491 multas.
ARRECADAÇÃO
Com o aumento de autuações no trânsito francano, a arrecadação também saltou no comparativo de maio deste ano com o mesmo período de 2010. Mas não na mesma proporção que as multas. Em 2010, a arrecadação com as multas foi de R$ 163.716,34. Em maio deste ano, foram R$ 241.921,74 arrecadados. Um acréscimo de aproximadamente 48%.
Segundo Buranelli, a arrecadação não acompanha o número de infrações mês a mês, em decorrência do pagamento das autuações serem realizadas pelo infrator muitas das vezes no ato do pagamento do licenciamento. O que garante ao motorista multado um prazo de 12 meses. O dinheiro arrecadado com as multas fica no próprio município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário